domingo, 30 de agosto de 2015

A sofrência do Jet Lag



Muita gente pensa que jet lag é aquele inchaço nas pernas devido à má circulação do sangue por ficar horas sentado no avião. Não, ledo engano. Se fosse só isso, iria se chamar jet leg.

Só quem experimentou uma viagem realmente longa, passando por vários fusos sabe do que estou falando. 

Estou recentemente tentando me recuperar da minha última viagem, depois de ter experimentado esse incômodo há apenas 3 semanas. E a volta está sendo bem pior.

Andei lendo sobre como lidar bem com esse fenômeno biológico, que realmente mexe com o corpo da gente, desestrutura toda a sua rotina na primeira semana e te faz sofrer.

Ó, ó, quanto sofrimento, alguém vai ironizar. É, pode ser um sofrimento menor, mas é sofrido de qualquer jeito. Parece que você voltou de uma balada monstro e não consegue se recuperar.

Os meus sintomas foram dores de cabeça, sono incontrolável à tarde, insônia às 2 da manhã, náuseas, dores no corpo, fadiga extrema. Enfim, um mal estar generalizado.

Se você acha que é saudável o suficiente pra passar sem esse efeito, não se engane. Se você é humano, vai acontecer com você. Eu achava que era frescura. Minha família está achando que é frescura. Não, não é. Oh, sofrência.

Tentei de tudo: me hidratar, fazer caminhada à tarde, comer comida fresca e saudável, não tomei bebida alcoólica. Mas, tô na sofrência ainda.

Li em algum lugar que viajar em direção ao leste é pior. Acredito que sim, pois ao viajar para a Austrália me recuperei em 4 dias. Voltando ao Brasil, já faz 7 dias e ainda perco o sono de madrugada e sinto náuseas durante a tarde. Nem to dirigindo no final do dia, porque o sono é realmente incontrolável, parece que tomei sonífero.

gatos,sono,dormir

E pra completar o jet lag, as companhias aéreas não aliviam nem um pouco a sua viagem. No último trecho em direção à São Paulo eu já não queria mais nem ver a comida do avião. Só comi um pãozinho com manteiga e um suco.

Fora o fato que, por não ter vôo direto entre Brasil e Austrália, na volta, se você vier do Chile, os passageiros que embarcam com você vindos desta cidade, mesmo descansados, não vão facilitar e não querem nem saber se você está cansado. Se vêem que você pediu pra marcar poltronas vazias ao seu lado, depois que o avião decola eles vão querer ocupá-las. E mais uma vez você vai perder a chance de esticar suas pernas ou tirar um cochilinho mais à vontade.

Não estou reclamando, até porque a viagem foi maravilhosa. Mas, ainda não inventaram um meio de viajar de classe econômica sem sofrer. Mas, sendo pobre viajando de econômica ou rico viajando de primeira classe, do jet lag você vai sofrer. Ah, vai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário