quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Austrália

Três semanas na terra dos cangurus (e quase volto sem ver os cangurus) e voltei com aquela vontade enorme de voltar e ficar por lá (o que muitos brasileiros têm feito ultimamente).
Fiquei em Sydney e aproveitei para estudar inglês também. Apesar do tempo tão curto, deu para dar uma desenferrujada no idioma.
Infelizmente fui com visto de turista, o evisitor. Tivesse ido com visto de estudante teria ficado por lá, mesmo. Com visto de estudante é possível trabalhar por 40 horas a cada 2 semanas, o que ajuda e muito nos custos, que são bem altos para viver por lá. Diria que não muito mais alto em comparação a São Paulo, mas talvez pelo fato de nossa moeda estar mais fraca nesse momento. Porque, se ganhar em dólar, não fica assim tão absurdo viver em Sydney.

Vista da Pylon Lookout

Como tenho muita coisa pra contar dessa cidade que me encantou e me fez ficar apaixonada, vou dividir a viagem mais posts, assim não fica cansativo, nem para eu escrever nem para quem irá ler e ainda vou dar umas dicas para economizar uma graninha quem tem interesse em viajar para lá.



A cidade é muito segura, tem câmeras de segurança espalhadas por todas as ruas e raramente vemos policiais fardados, a não ser que estejam desconfiados de alguma coisa. Ouvi dizer que muitos andam a paisana, o que acho menos repressivo. A sensação de segurança é realmente grande.


O transporte público também é muito bom e a cobrança é mais democrática que em São Paulo. Paga-se proporcionalmente pelo trecho percorrido, portanto não existe tarifa única. Os trens são melhores que os ônibus, mais limpos, mais pontuais e os horários de toda a rede de transporte podem ser acompanhados por um aplicativo no smartphone, a rede do Opal Card.


Estudar em Sydney também é uma experiência única. E não vá pensando que só vai encontrar aborrecentes mimados. Muito pelo contrário! Fui estudar lá agora com 45 anos e tinha uma colega de classe com 65 anos! Uma senhora muito elegante e gente finíssima. Mas, a grande maioria é de jovens lindos na faixa entre 20 e 30 anos. Lindo por dentro e por fora. Nunca encontrei tanta gente bonita, inteligente e de bem com a vida como em Sydney. Tenho uma teoria de que ou a cidade atrai só gente desse tipo ou a cidade transforma as pessoas que para lá viajam. É, tô deslumbrada mesmo. Nunca pensei que com 45 anos alguma coisa ainda me surpreenderia de forma tão positiva!


Sydney também surpreende pela quantidade de gruas que vemos espalhadas pela cidade. Um verdadeiro canteiro de obras a céu aberto, o que está dando emprego a muitos imigrantes que topam trabalhar como labourer, um serviço pesado, porém financeiramente compensador. Mas, apesar das grandes obras, como a do Exhibition Center, a cidade não trava como em São Paulo, tudo flui de forma muito organizada. Não vemos entulho de obras espalhados em caçambas ou caminhões betoneira atrapalhando o trânsito.


Ah, vontade de trabalhar na Lendlease, a maior construtora que vi por lá. Sonho, meu...


Outro ponto positivo em Sydney é a comida. Não chega a ter tanta variedade de restaurantes como em São Paulo, mas também não é tão restrito de boas opções baratas e boas como em Londres. Fiquei hospedada perto de Chinatown, aonde a comida asiática impera, com restaurantes chineses, tailandeses, vietnamitas, japoneses e por aí vai. Mas, na dúvida, vá de 'fish and chips'. A Austrália não tem um prato típico, a não ser pela carne de canguru servida em alguns restaurantes e vendida em açougues e supermercados. Peixes e frutos do mar também são encontrados em grande variedade. No geral, dá pra comer bem sem terror, tem muitos fast foods como em qualquer cidade grande, com grandes redes como MacDonalds e Subway, a mexicanos, kebarias, etc, mas uma boa variedade de restaurantes, muitas cafeterias e pubs.


Bebida no geral também é cara, exceto pelos vinhos que achei bem em conta em supermercados. Uma cerveja custa 6 dólares australianos e uma cidra de 8 a 9 dólares nos pubs. Refrigerante custa em torno de 3 dólares. Mas, como tudo é relativo, se você vai gastar seus reais, realmente é caro, ganhando em dólar australiano nem é tanto assim. Fazendo essa comparação, São Paulo acaba sendo uma cidade mais cara pra consumo.


Outro ponto forte são as praias. Não conheci muitas, então não deu pra fazer um paralelo com as praias brasileiras. Conheci somente Bondi, Coogee e Avoca. Mas, mesmo no inverno, estão sempre cheias de surfistas. A faixa de areia das praias é bem diferente. Não vemos vendedores ambulantes e nem barracas de bebidas. Tudo muito clean pro gosto do brasileiro, mas para dizer a verdade, eu prefiro assim.




E, como não poderia deixar de falar dos cangurus, não muito queridos pelos aussies, mas muito procurados por turistas como eu!
Fofos demais, gente. Pelo macio como de um coelho e super amigáveis quase como os cachorros. Tudo bem que para atraí-los pra perto você tem que oferecer uma cenourinha picadinha, mas apesar da corrida assustadora que eles dão na sua direção quando vêem comida, rsrsrs, são bem bonzinhos, não fazem barulho algum e até o cocô é igual ao dos coelhos! kkkkkkk

Cangurus no parque Morisset






Nenhum comentário:

Postar um comentário