Sobre o blog

Por que adoro ser turista?

Sim, eu adoro ser turista!

Existe um movimento atual que vê negativamente o turista. Discordo.

O turista gera renda e ajuda a divulgar uma cultura. Alguns turistas possuem atitudes negativas, sim, mas os que se dizem 'viajantes' também. Não existe regra. Querer rotular é querer desesperadamente se sentir superior, achar que está acima do bem e do mal. 

Não tenho a pretensão de inventar um novo significado para o que gosto. Gosto de viajar, mas gosto de curtir a paisagem e voltar para casa. Isso é ser turista. 

Um viajante é alguém que está só de passagem, como um representante comercial. Por isso não vou reinventar palavras novas. Nosso idioma já é rico em significados, basta deixar a preguiça de lado e ler um dicionário. Se procurar vai entender quem gosto de ser, porque viajo para me divertir, para me enriquecer não comercialmente, porém como uma pessoa que quer experimentar novos gostos, novos olhares, novas amizades.

Do dicionário Michaelis:

viajante 
vi.a.jan.te 
adj m+f (de viajar1 Que viaja. 2 Que tem a profissão de viajar. s m+1Pessoa que está viajando. 2 Pessoa que viaja por costume ou por profissão. Representante de estabelecimentos comerciais ou industriais que viaja pelo interior do país, oferecendo mercadorias. fem p us: viajanta.

turista 
tu.ris.ta 
s m+f (ingl tourist) Pessoa que viaja para se recrear.

Nenhum comentário:

Postar um comentário